Cirurgia Mamária
Av. Trompowsky, 346 - 7º andar - Centro - Florianópolis - SC - 88015-300

Cirurgia Mamária

Mastopexia

Com ou sem prótese

O que é mastopexia?

Também conhecida como cirurgia de lifting de mama, a mastopexia tem como objetivo reposicionar a aréola e o tecido mamário, removendo o excesso de pele e de mama para alcançar um novo contorno mamário, devolvendo um aspecto equilibrado às mamas.

Ela pode ser realizada com ou sem o uso de próteses de silicone.

E quando fazer com ou sem? 
Optamos pelo uso dos implantes quando a paciente não possui muito volume de mama ou quando possui, mas deseja um resultado com colo mais preenchido e marcado.


Quem pode fazer?
Essa cirurgia está indicada em mulheres que possuem queda das mamas (ptose) e que desejam melhorar a forma e o volume mamário. A ptose indica que há alterações na pele, como flacidez e estrias, e no tecido mamário (menor volume de glândula e maior de gordura). Essas alterações podem ser devido a:
  • Gravidez;
  • Amamentação;
  • Oscilações do peso corporal (efeito sanfona);
  • Envelhecimento;
  • Questões hereditárias.
Mastopexia.jpg

Mastopexia com Alça de Sustentação Muscular

   Sempre explico que, quando há queda da mama (ptose) significa que todo o seu sistema de sustentação está frágil, isso inclui a pele (flacidez e estrias) e os ligamentos do tecido mamário. Apenas retirar pele e acrescentar uma prótese diretamente embaixo da mama, fará com o peso da prótese pese e gere nova queda de maneira precoce.

    Quando sustentamos a prótese com o músculo, tiramos parte do peso do implante sobre a mama e isso nos permite um resultado estável, seguro e bastante previsível. Essa técnica, difundida e premiada em todo o mundo, foi descrita por um colega e amigo brasileiro, o Dr. Marcelo Ono, com o qual tive a honra de conviver e aprender a técnica.
E as cicatrizes? Bom, elas variam de acordo com o caso e o grau de flacidez, mas podem ser periareolar, em T, em L ou com cicatriz reduzida. 

No vídeo abaixo você pode ver um esquema de como é feita essa cirurgia.

Como será a recuperação?

Logo após o procedimento, a paciente terá que utilizar um sutiã cirúrgico para minimizar o inchaço, sustentar a mama e dar mais conforto durante a recuperação.
São utilizados curativos oclusivos que facilitam o cuidado no período pós-operatório. Não são utilizados drenos de forma rotineira.
O movimento dos braços é limitado nos primeiros dias, permitindo a realização de atividades básicas como lavar o rosto, comer e escovar os dentes. 
Atividades físicas intensas após 30 a 45 dias.
É possível a utilização de cola cirúrgica.

Importante entender

Na maioria das vezes, esse procedimento não afeta a função da amamentação. Contudo, se você tem planos de engravidar ou planeja perder peso, converse com seu cirurgião plástico para entender as mudanças que ocorrem no seio durante esses períodos, tendo em vista que essas alterações podem afetar o resultado da cirurgia.