Atualidades
Av. Trompowsky, 346 - 7º andar - Centro - Florianópolis - SC - 88015-300

Atualidades

Assimetria Mamária

A assimetria mamária é o  nome dado para quando existe diferença entre as duas mamas, é uma alteração extremamente comum. Praticamente todas as mulheres possuem algum grau de assimetria, afinal, ninguém é 100% simétrico. Pequenos graus de assimetria são considerados normais e não necessitam tratamento.

As mamas começam seu desenvolvimento no início da adolescência, quando ocorre uma “explosão” de hormônios que estimulam o desenvolvimento das mamas e demais partes do corpo da menina. Existem diversas causas de assimetria da mamas, como congênita (quando o problema está no desenvolvimento), traumas (acidentes e cirurgias), após gestação/amamentação e grandes perdas de peso.

As mamas possuem função primordial na sexualidade e feminilidade. A presença de assimetrias maiores pode gerar desconforto com auto-imagem e ser motivo de constrangimento, tanto ao vestir uma roupa, quanto em momentos íntimos. Nestes casos, o tratamento cirúrgico pode ser a solução. Cabe ao cirurgião plástico a realização de uma avaliação minuciosa para o planejamento cirúrgico ter sucesso. Inúmeras técnicas podem ser utilizadas, a depender do grau de assimetria e complexidade do caso, como técnicas de mamoplastia, com ou sem próteses de silicone, enxerto de gordura, etc.

Assimetria mamária tem tratamento! Lembre-se, no entanto, que pequenas diferenças nas mamas são normais. Afinal, como disse Fernando Pessoa: "Adoramos a perfeição, porque não a podemos ter; repugna-la-íamos se a tivéssemos. O perfeito é desumano porque o humano é imperfeito”.